_Artista visual, designer, arquiteta e urbanista. É mestre em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal do Ceará com a pesquisa "Parque ampliado do Pajeú: uma abordagem site-specific com uso de locative media" na linha de pesquisa Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas, com bolsa Funcap.

_Sua pesquisa resultou no aplicativo "Excursão Pajeú" e na exposição homônima selecionada no Edital Cultural 2016/2018 do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, realizada de novembro de 2017 a janeiro de 2018 com patrocínio da Lei Rouanet.

_Lecionou na graduação como professora substituta no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC na área Expressão e Representação da Forma e na pós-graduação em Design Gráfico e Digital da Unifor. Foi assistente de curadoria na exposição “Zé – acervo de experiências vitais”, com curadoria de Bitu Cassundé, realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá - CE.

_Atuou também na organização do no 68º Salão de Abril Sequestrado, tendo participado também com três obras. Participou do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, junto a Allan Diniz, com o projeto de pesquisa teórica em Artes “Onde sopram os ventos, ficar os pés na areia”, fazendo um percurso entre artistas e suas poéticas relacionadas às mudanças da paisagem em Fortaleza, entre 1980 e 2016.

Contatos

ceciliaandrade.arte@gmail.com

+55 85 991240212

Prêmios

2018

_Finalista do 20 Prêmio Select de Arte e Educação com a exposição Excursão Pajeú na categoria Artista;

2016

_Proponente do projeto Imediações: Centro, aprovado no Edital das Artes - SecultFOR 2016, linguagem Mídia Digital;

_Proponente do projeto Era Uma Vez um Rio aprovado no Edital Cultural 2016/2018 (Lei Rouanet, Art. 18) do Banco do Nordeste, aprovado na linguagem Humanidades.

 

Exposições

Coletivas

2018

_Mapas de um Mundo Ausente, Museu de Arte da UFC - MAUC, Fortaleza - CE.

2017

_68º Salão de Abril Sequestrado, vários espaços da cidade, Fortaleza - CE.

_Sala de Reboco, Shopping Street Mall/Galeria Multiarte

2016

_#EmMeio8.0, Museu Nacional da República de Brasília.

2015

_Ocupações, Centro Cultural do Banco do Nordeste - Fortaleza - CE; _MOTIM, Escola Pública de Cultura Digital Vila das Artes - Fortaleza - CE.

 

Individuais

2017

_Excursão Pajeú, Centro Cultural do Banco do Nordeste - Fortaleza - CE.

visite o site da exposição Excursão Pajeú

2014

_Germinantes, 2014, Espaço Cultural Porto Freire - Fortaleza - CE.