SOBRE O APLICATIVO

EXCURSÃO PAJEÚ

Com a confluência do turismo de massas internacional e a disputa dos lugares através de centros de cultura, lazer e arte com a ubiquidade da tecnologia digital, a internet móvel e o uso de GPS, os áudio-guias tomaram a forma de poderosos aplicativos para mídias móveis. São ferramentas indispensáveis para quem quer conhecer as cidades contemporâneas, mas só costumam apresentar os belos cartões postais.

Excursão Pajeú é uma experimentação com locative media que adiciona camadas de informação ao espaço físico do riacho Pajeú, elemento que possibilitou a fixação e crescimento da cidade de Fortaleza, hoje oculto entre prédios e estacionamentos, coberto de asfalto e engolido por bocas de lobo. 

 

O deslocamento do participante dispara uma voz maquinal que apresenta documentos do passado e do presente e projetos para um possível futuro, e com eles, os discursos hegemônicos.

O aplicativo convida a caminhar, ver, ouvir e viver o espaço e encontrar o que não está no mapa: o riacho, mas também, e entre outras coisas, as forças que atuaram e atuam na produção desse espaço.

Rua Conde D'Eu
Passagem entre galerias
Porta Larga do Comércio de Ração
Excursão Pajeú no Buraco da Gia

BAIXAR

APLICATIVO

acesse googleplay

Acesse o ícone acima ou baixe o app no GooglePlay.

 

Convide um amigo para ir junto. Excursão é melhor junto.

Procure alcançar os pontos marcados no mapa. Ao ativar os áudios com sua presença você vai encontrar o riacho Pajeú pela cidade e através de documentos.


Toque no marcador para saber a referência de um conteúdo. Toque na janela de informações para abrir o documento original. A localização das informações no espaço físico está relacionada a elementos da paisagem existentes, apagados ou que podem vir a existir.
 

Fique atento! Olhe ao redor, sinta a topografia, procure em frestas e bueiros. Desconfie de portas, muros e até do mapa. 
 

Perca-se. Adote caminhos suspeitos, entre em becos e estacionamentos: o Pajeú pode estar em lugares que você nem imagina.

 

Envie uma foto de lembrança


Boa excursão!

EXCURSÃO

SE FAZ JUNTO

Excursão Pajeú é uma experimentação com locative media produzida no contexto da pesquisa de mestrado em Artes "Parque ampliado do Pajeú" desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará com orientação do Prof. Dr. Cesar Baio. 

O produto aqui apresentado é resultado do trabalho conjunto dos grupos de pesquisa ACTLab – Laboratório de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia (ICA/UFC) e GREat – Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (UFC):
 

APLICATIVO

Concepção, Pesquisa e Redação

Cecília Andrade

Orientação

Cesar Baio

Desenvolvimento

Wendell Mendes